A polissonografia é um exame que avalia as alterações do sono e suas consequências sobre o organismo, através de sensores na superfície do corpo. São pesquisados a atividade elétrica cerebral (eletroencefalograma), movimento dos olhos (eletro-oculograma), atividade de músculos (eletromiograma), respiração, oxigenação do sangue (oximetria), ronco e posição corpórea.
Esse exame é feito com aparelhos digitais, que permitem a gravação de todos os parâmetros estudados para serem interpretados pelo médico, o qual vai emitir o laudo com o diagnóstico.
O instituto oferece quartos com controle de temperatura e luminosidade, silenciosos e agradáveis. Os exames são monitorados durante toda o período de realizaçao por técnicos especializados.
PREPARO PARA O EXAME
- Lavar a cabeça com shampoo neutro (sem usar creme, condicionador ou gel);
- Barbear-se (somente para pacientes que não usem barba normalmente);
- Não usar esmalte;
- Trazer roupa bem confortável para dormir, sem elásticos nos punhos e tornozelos;
- Trazer travesseiro (caso não se sinta confortável usando outro) e objetos de uso pessoal;
- Manter uso de medicamentos (sempre consultar o médico antes);
- Evitar no dia do exame café puro, refrigerante ou cafeinados;
- Não ingerir bebida alcoólica 48 h antes do exame;
- Em caso de gripe, tosse ou febre o exame poderá ser transferido ( consulte o médico).
ACOMPANHANTE
É obrigatória a presença de um acompanhante responsável maior de idade para pacientes com até 18 anos. Não é permitida a presença de outra criança, ou adolescente, além do paciente, durante o exame.
Acompanhantes são também permitidos para idosos e em casos especiais (paciente internados, que necessitam cuidados médico-hospitalares ou dependentes fisicamente de alguém, ou que usam cadeira de rodas).
Em outros casos o responsável deverá solicitar permissão ao marcar o exame.